Silene Cristina Barbosa do Nascimento

Setembro amarelo: A atenção aos cuidados à saúde mental e a fibromialgia

Postado em 17 de setembro de 2025 Por Silene Cristina Barbosa do Nascimento Advogada. Especialista em Advocacia Cível (2023). Especialista em Direito Constitucional (2018). Comissão da Mulher Advogada da OAB-PE e da Comissão de Direito de Seguridade Social da OAB-PE.

Em julho de 2025 foi sancionada a Lei 15.176/2025, que promoveu alterações no Estatuto da Pessoa com Deficiência, a nova legislação trouxe alguns benefícios para aqueles que sofrem com a fibromialgia.   

A fibromialgia é uma doença/síndrome que se manifesta causando fortes dores por toda musculatura, além de provocar fadiga, sono não reparador, alterações na memória, ansiedade e depressão. Segundo os dados apresentados pela Sociedade Brasileira de Reumatologia aproximadamente 3% da população nacional sofre com a enfermidade, salienta-se que a maior parte dos pacientes são mulheres.     

A norma que passa a vigorar após 180 dias de sua publicação, equipara a pessoa portadora da síndrome a uma pessoa com deficiência. Desde que seja realizada uma avaliação biopsicossocial por uma equipe multiprofissional e interdisciplinar. Apesar de impor regras criteriosas, a legislação permite ao enfermo a possibilidade de obter benefícios previdenciários, antes restritos a outros grupos, como exemplo Benefício de Prestação Continuada (BPC).    

Atualmente, não há uma explicação para o desenvolvimento da fibromialgia, sabese, que a síndrome pode surgir após situações graves na vida de uma pessoa, como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção grave. Porém, é de conhecimento da comunidade científica que a depressão está presente em metade dos pacientes portadores da doença, e que ela pode se manifestar após um trauma psicológico.    

Por muito tempo acreditou-se que a fibromialgia fosse mais um sintoma daqueles que possuíam depressão, mas com o avanço dos estudos ficou claro que são doenças distintas interligadas de alguma forma, ainda desconhecida, ressaltando a importância do cuidado com a saúde mental. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) entende que a saúde mental pode ser considerada um estado de bem-estar mental, físico e social, influenciada pelo ambiente ao redor do indivíduo. Apesar de ser o país com maior número de casos de depressão da

América Latina, os cuidados com a saúde mental no Brasil ainda é um tabu.  

Pois, cuidar da saúde mental ainda é um privilégio de poucos, posto que, o acesso a equipe especializada na rede privada requer um investimento alto e o Sistema Único de Saúde (SUS) não suporta a grande demanda. Além disso, há um grande estigma quando se envolve as doenças da mente, e a difícil tarefa de reconhecer a necessidade de buscar ajuda.  

Neste contexto, ressaltasse a importância da campanha “setembro amarelo” que acontece durante todo o mês de setembro, focada na conscientização e cuidado com a saúde mental, além da prevenção contra o suicídio. O suicídio é um fato que causa problemas em toda a sociedade, no Brasil os números registrados são elevados, por isso as campanhas de conscientização devem continuar a contribuir para que os cuidados com saúde mental deixem de ser um tabu. 

Contribuindo, inclusive, nos cuidados com outras enfermidades, como a fibromialgia, doença que atinge muitos brasileiros e que ainda é um grande mistério para ciência. 

Referências  

9 verdades sobre a fibromialgia. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/ptbr/assuntos/saude-com-ciencia/noticias/2025/fevereiro/9-verdades-sobre-a-fibromialgia>. Acesso em: 10 set. 2025.

BRASIL. Lei nº 15.176, de 23 de julho de 2025. . Brasil, DE REUMATOLOGIA, Sociedade Brasileira. Fibromialgia – Definição, Sintomas e Porque Acontece. Disponível em: <https://www.reumatologia.org.br/orientacoes-aopaciente/fibromialgia-definicao-sintomas-e-porque-acontece/>. Acesso em: 10 set. 2025.

 Na América Latina, Brasil é o país com maior prevalência de depressão. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/setembro/na-america-latina-brasil-e-opais-com-maior-prevalencia-de-depressao>. Acesso em: 10 set. 2025.

  Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio – Brasil. Disponível em <https://www.setembroamarelo.com/>. Acesso em: 10 set. 2025.

A Editora OAB/PE Digital não se responsabiliza pelas opiniões e informações dos artigos, que são responsabilidade dos autores.

Envie seu artigo, a fim de que seja publicado em uma das várias seções do portal após conformidade editorial.

Gostou? Compartilhe esse Conteúdo.

Fale Conosco pelo WhatsApp
Ir para o Topo do Site