O presente artigo tem como base expor que existe meio de solucionar os diversos conflitos presentes dentro das Instituições de ensino no Brasil, que sejam mais célere, mais humano e menos burocráticos, dos quais, os sujeitos poderão ter sua demanda solucionada através da mediação e do amparo dos direitos humanos.
O contexto escolar privilegia uma sociedade excludente e não inclusiva, o que tem impacto direto nos jovens que dela fazem parte. Os comportamentos e valores dos adolescentes mudar-se, dificultando o relacionamento e o aprendizado em sala de aula. A família e a realidade social da qual o aluno faz parte também afetam o ambiente escolar, pois por meio dessas bagagens coletivas são construídas boas relações na escola.
Um dos maiores desafios da escola contemporânea foi enfrentar ações adequadas ao aproveitamento da política educacional que constitui a espinha dorsal da educação cidadã e do respeito integral aos direitos humanos. Particularmente quando se trata de erigir uma cultura que valorize a diversidade e a diferença, o que leva a uma gestão positiva de conflitos e prevenção da violência. A que se questionar como solucionar os conflitos no ambiente escolar das instituições de ensino no Brasil, através da mediação, tendo seus direitos garantidos e amparados conforme a lei dentro da educação em direitos humanos.
É importante ressaltar que algumas escolas do país já contam com a aplicabilidade da mediação nas escolas o que dá uma nova perspectiva aos problemas de violência e conflito nas escolas brasileiras. Assim, refere-se que todos somos responsáveis por uma educação melhor, onde se promova um ambiente escolar saudável e seguro para todos os alunos professores e funcionários da escola. O objetivo principal é tentar resolver conflitos escolares na rede de ensino no Brasil, de forma efetiva, mostrando sua relevância na promoção da educação em direitos humanos.
A escola é um ambiente transformador com responsabilidade social, pois a criança ou adolescente de hoje é o adulto do amanhã. A mediação é uma forma alternativa de solucionar os conflitos com objetivo de restabelecer o diálogo entre as partes e fomentar a cultura da paz dentro das escolas. Destaca-se que a mediação de conflitos vem ao encontro dos Direitos Humanos na medida em que se tem resguardado pela Constituição Federal de 1988 os Direitos Fundamentais da Pessoa Humana.
A instituição escolar é um espaço privilegiado para mobilizar as pessoas nessa luta por um mundo melhor para todos e a mediação escolar pode ser a ferramenta que auxilia nesse processo de busca por uma cultura de paz.
A mediação no setor da educação é essencial para o fortalecimento de nossa democracia, exercício de cidadania, otimização do Judiciário e para a economia. Ela promove o desenvolvimento de habilidades e competências individuais para que a criança, adolescente ou jovem se faça aptos a aplicá-las, no seu dia a dia, em seu contexto social e escolar, buscando sempre uma nova cultura de diálogo.
Tem-se a mediação e educação em direitos humanos, uma abordagem essencial para conscientizar todos os envolvidos no ambiente escolar das instituições de ensino brasileiras, de que existem mecanismos para solucionar os conflitos escolares, como a mediação, de forma eficaz, célere e humana, utilizando uma ferramenta essencial que é o diálogo.
Podem-se concluir, que a escola por meio da mediação, vem auferindo resultados positivos não só na melhoria do clima escolar entre os membros envolvidos, mas também na aprendizagem dos alunos com um olhar mais atento e cuidadoso do papel dos professores em relação às metodologias de ensino usado.
Os desafios permanecem, mas à luz das propostas e do envolvimento da própria sociedade na busca pela efetividade dos direitos humanos, há esperança de mudanças efetivas na direção da democracia e da justiça social. Só assim é possível construir uma cultura de convivência harmoniosa no ambiente escolar das instituições de ensino brasileiras.Para a Solução de Conflitos Escolares no Brasil
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